quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PROJETO BRINCANDO O CARNAVAL




O idealizador do Projeto foi o Prof. Clóvis de Química e Física, da Escola Anexa no Arapari. E, juntos, como sempre abraçamos a causa.
Sabe-se que a comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país pois é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas. As informações e todo conhecimento que estão subentendidos neste contexto requer uma atenção e importância maior dentro da escola.
Trabalhos interdisciplinar, reconhecimento do Carnaval como uma manifestação cultural brasileira e sua origem, resgate da musicalidade, produções textuais, artística e cultural... E, assim, estaremos brincando o Carnaval conscientes dos pontos positivo e negativo em um momento festivo na própria escola.
Sugestões por área:
Linguagens e Códigos: Letras de música, paródias de marchinhas, poesia, produções textuais diversas, mural com aspectos positivo e negativo, confecções de máscaras, coreografias, desenhos e pinturas, desfile,pesquisa sobre o carnaval no mundo e no Brasil, reflexão sobre o turismo internacional durante o carnaval brasileiro, reflexões sobre o carnaval: festa de elite ou popular?,a importância manter o corpo hidratado, estudos sobre os cuidados e perigos com a saúde e uma preparação para pular o carnaval.reflexões sobre a influência social promovida pelo carnaval.
Ciências da natureza: Pesquisa de dados estatísticos e confecção de cartazes, gráficos, cálculos do dia de carnaval, utilização de exemplos que contemple a temática, abordar as substâncias químicas que são consumidas no período de carnaval, saúde reprodutiva (prevenção contra DSTś e AIDS, gravidez indesejada, métodos contraceptivos.
Ciências humanas: estudos sobre a história e origem do carnaval, até os dias atuais e o futuro do carnaval, o carnaval no mundo e nas diversas regiões do país e em Itapipoca (praia, serra e sertão).



Um comentário:

Blog-Educação/vida disse...

Muito interessante a parceria entre as áreas de estudo, percebe-se a interação entre alunos,turmas e professores justamente como deve acontecer.!!
Parabéns equipe maravilhosa desta Escola!!