quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PROJETO BRINCANDO O CARNAVAL




O idealizador do Projeto foi o Prof. Clóvis de Química e Física, da Escola Anexa no Arapari. E, juntos, como sempre abraçamos a causa.
Sabe-se que a comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país pois é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas. As informações e todo conhecimento que estão subentendidos neste contexto requer uma atenção e importância maior dentro da escola.
Trabalhos interdisciplinar, reconhecimento do Carnaval como uma manifestação cultural brasileira e sua origem, resgate da musicalidade, produções textuais, artística e cultural... E, assim, estaremos brincando o Carnaval conscientes dos pontos positivo e negativo em um momento festivo na própria escola.
Sugestões por área:
Linguagens e Códigos: Letras de música, paródias de marchinhas, poesia, produções textuais diversas, mural com aspectos positivo e negativo, confecções de máscaras, coreografias, desenhos e pinturas, desfile,pesquisa sobre o carnaval no mundo e no Brasil, reflexão sobre o turismo internacional durante o carnaval brasileiro, reflexões sobre o carnaval: festa de elite ou popular?,a importância manter o corpo hidratado, estudos sobre os cuidados e perigos com a saúde e uma preparação para pular o carnaval.reflexões sobre a influência social promovida pelo carnaval.
Ciências da natureza: Pesquisa de dados estatísticos e confecção de cartazes, gráficos, cálculos do dia de carnaval, utilização de exemplos que contemple a temática, abordar as substâncias químicas que são consumidas no período de carnaval, saúde reprodutiva (prevenção contra DSTś e AIDS, gravidez indesejada, métodos contraceptivos.
Ciências humanas: estudos sobre a história e origem do carnaval, até os dias atuais e o futuro do carnaval, o carnaval no mundo e nas diversas regiões do país e em Itapipoca (praia, serra e sertão).



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Aula inaugural 2009 no LEI





O Laboratório de Informática está cada vez melhor, agora contamos com uma tela de 32", maravilhosa para as aulas e vídeos. Trata-se da televisão WIDE-LCD-TV que ganhamos no Prêmio Professores do Brasil 2008.
A primeira semana foi a lotação da Profª Carmelita Rodrigues no LEI, planejamento, organização e muita limpeza.
A primeira aula foi com a turma C, do 1º Ano do Ensino Médio, onde a maioria dos alunos são oriundos da localidade da Arara e Braga que ainda não possuem energia elétrica e o acesso é muito difícil, além de longe desta escola. Seis e oito quilômetros de distância. Em compensação, tem uma escola da prefeitura maravilhosa, mesmo com todas estas dificuldades.
No LEI a Profª Carmelita e a monitora Pricila prepararam as máquinas com jogos educativos para o primeiro contato: letroca e tuxmath. Os alunos adoraram, vejam pelas fotos.

Semana Pedagógica 2009

Iniciamos nossas atividades em grande estilo; com a professora Mª Zilfa Carneiro Hurbano que foi convidada a proferir uma palestra com 2 painéis: Profissão Professor - A busca por novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem e Gestão de Pessoas.
No segundo dia o convidado foi o Pe. Arão Silva que falou sobre as relações-humanas.
No terceiro dia fomos muito bem recepcionados pela Profª Altônia e todos da Escola Estadual Joaquim Magalhães juntamente com os professores do Liceu.
Finalmente, no quarto dia planejamos as primeiras semanas de aula e firmamos o compromisso de uma educação de qualidade.

2009 - Com todo o gás!


Foi com este espírito de compromisso com um aprendizado significativo que demos início ao ano letivo de 2009.
Primeiro as notícias das férias:
A aluna Naira Elaine Sousa Araújo passou no vestibular da UECE para o curso de Pedagogia em 3º lugar; Francisco Marcílio Pereira de Sousa e Benedita Loane Melo passaram na UVA para o curso de geografia e é da turma do Pe. Danísio, nosso pároco, também aprovado; Ana Pricila Veras Braga passou na UNIDERP para o curso de Serviço Social.Todos os alunos que tentaram a classificação no Liceu de Itapipoca e Itapajé foram selecionados: Cecília, Daniele, Douglas, Emanuel, Fabiene, Ruana e Tatiane Alzira todos do 9ºA de 2008.
Nosso ex-aluno Sebastião Teixeira Vasconcelos Jr. que já estava no 4º semestre de Química da UECE passou em 2º lugar em Química na UFC; Ana Fabrícia Braga Magalhães foi selecionada para o mestrado em Zootecnia - Melhoramentos genético na UFC em 1º lugar e a Ana Karla, sua irmã, passou para o Curso de Saneamento Ambiental na CEFET.
Ufa... 2008 foi um ano de muita conquista.
Na foto temos: Profª Graça, Sebastião Jr., Lúcia Veras, Profª Mazé e Profª Cleide.